BANCO DA PROVÍNCIA

Arlindo manda esta foto, pois tem dúvida se é mesmo aqui de Rio Grande. Eu afirmo que sim, ainda conheci. Quem conta mais?




Comentários

Renato disse…
Banco da Província Foi o primeiro banco comercial do Rio Grande do Sul fundado em 1º de julho de 1858 com a finalidade de facilitar as transações comerciais.

Na década de 1890 começou uma política expansionista, implantando agências no interior do Rio Grande do Sul.
Em 1909 foi autorizado a implantar a Caixa de Depósitos, com a qual pode receber depósitos e conceder empréstimos populares e descontar letras comerciais, bem como estender seus serviços também ao interior do Estado. No ano de 1967 torna-se o primeiro banco gaúcho a criar uma carteira de crédito imobiliário, além de incorporar a Produsul e a Intersul.

Em 1969 sofreu intervenção do governo do Rio Grande do Sul, sob a alegação que alguns grupos de fora do estado engendravam assumir o controle da instituição, a mais antiga do estado e com grandes interesses na economia rio-grandense. Foi assim declarado de "utilidade pública", à revelia de seus acionistas e diretoria, em ato assinado pelo governador Walter Peracchi Barcelos - após numerosas reuniões, os acionistas se comprometeram a não venderem suas ações e o decreto foi revogado. Porém a intervenção do governo levou a perda de confiança no banco com consequências nefastas ao seu desempenho, com perdas na captação e a necessidade de operações de redesconto onerosas.
Em 1970 o banco teve seu controle assumido por uma holding vinculada ao Montepio da Família Militar e a APLUB, que passou a planejar sua fusão com outras instituições do estado, entre elas o Banmércio, que já era controlado pela APLUB. Nesse período foram fechadas agências, reduzindo seu número para 99 e o de funcionários de 3279 para 2588.

Em 1972 funde-se com o Banco Nacional do Comércio (Banmércio) e o Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco), dando origem ao Banco Sul Brasileiro.
João Reguffe disse…
Será que existe uma "Wikiprédios", que explique por que resolvem demolir um colosso arquitetônico assim?

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL