Cartografia inédita do Rio Grande de São Pedro!



"Nascimento da Vila", por F. Riopardense de Macedo, publicado no Correio do Povo, P.Alegre, em 7/11/1970.
É uma preciosidade! Macedo, fecundo pesquisador e escritor, aponta os aspectos iniciais da nascente Vila do Rio Grande de São Pedro, mostrando a sua descoberta sensacional: a primeira planta do primeiro traçado urbano de nossa cidade, cuja organização ainda hoje podemos reconhecer.
As ruas da Praia e Direita, respectivamente, Marechal Floriano e General Bacellar (o calçadão), atuais, estão ali indicadas, com seus respectivos becos, e, também, a antiga rua dos Quartéis, a 24 de Maio atual. A praça Tamandaré ainda era uma montanha de areia, apontada na planta como "morro de Sant'Anna", que foi sendo suprimida pela mão dos escravos na pá, e pela movimentação dos ventos.
Mas qual a data da primeira planta da vila do Rio Grande?
Segundo Macedo apurou, junto à Sociedade de Geografia de Lisboa, dona do original, foi executada entre os anos de 1746 e 1749. Como ele diz, ingenuamente desenhada, já aponta o trapiche, isto é, o porto de atracação de embarcações, razão primordial de nossa existência como cidade, até os dias atuais.
Tem mais: o forte demarcado, as duas primeiras capelas, a praça, lugar de encontro do povo, para o lazer, para conversar, mas também para receber as informações de estado, as posturas públicas, e os editais, para a cobrança de impostos. E para informar que iria acontecer castigo aos infratores da lei e enforcamentos também, mas os supliciados eram somente negros escravos (uiii, essa doeu!).
Há pesquisas que precisam ser melhor fundamentadas com documentos. Esta é uma: o pelourinho já existia antes de instalar-se a Câmara Municipal, em 1751, na vila do Rio Grande?
Antenor Monteiro em seus "Rebuscos", na Bibliotheca Rio-grandense, diz que nem em 1751 houve pelourinho, nem as demais formalidades, requisitos para a instalação da Câmara, e que ele só teria ocorrido, efetivamente, em 1811, quando foi instalado o município do Rio Grande, junto aos outros três primeiros: Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antonio da Patrulha.
Mas não é o que aponta a primeira planta da vila, descoberta em Lisboa, por Riopardense de Macedo. Ele mesmo descreve:
"...é revelada por duas legendas, praça e pelourinho, pecas inseparáveis na estrutura urbana da época (século 18). Pelourinho era uma coluna de madeira ou pedra, encimada pelo brasão real ou símbolo da autoridade. Usado para expor os condenados à execração pública, e servir de exemplo, estabelecendo a relação entre a administração e o povo".
E há muito mais ali. Mas hoje ficamos por aqui. Apreciem a primeira planta da nossa cidade. E vejam se encontram as nossas ruas atuais. Eu encontrei perfeitamente.
Para saber mais, em meu próximo lançamento "A cidade do Rio Grande - Do big bang a 2015, a sair. Aguardem!  [Willy César]

Comentários

Unknown disse…
Ops, sisqueci de colocar meu nome neste texto. Obg Melia, bejos
Marta Tremper disse…
Aguardo a continuação da história, sempre é bom aprender um pouco mais! Abraços e Parabéns ao Willy Cesar.Abços Marta Tremper
Anônimo disse…
Reportera ...

Já estamos em março. Esqueceu os aniversariantes ???

Anonymous
Anônimo disse…
Só falta a pa de cal
Mixou total e geral desde 23 de fevereiro

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL