02-FEVEREIRO, 2016

Procissão religiosa marítima à Nossa Senhora dos Navegantes!
Linda tradição iniciada pelos catraieiros da vila do Norte em 1811. A princípio, a procissão nas águas era feita somente em frente a São José do Norte.
A vida dos tripulantes das catraias era sofrida e perigosa. Catraias eram barcos com pouco calado, movidos à vela, que atendiam ao salvamento de navios em acesso ao porto local, enfrentavam muitos perigos e registravam muitas mortes. A procissão era para pedir à Santa que suas vidas fossem poupadas.
Anos depois (ainda em pesquisa) é que houve a integração com Rio Grande, trazendo a imagem para que os fiéis rio-grandinos participassem com seus barcos, e a população assistisse do cais do porto da rua Riachuelo, como até hoje acontece. [Willy Cesar]

Comentários

J.C.C.Sardá disse…
Conheço uma história sobre um grande veleiro alemão com uma tripulação de fervorosos católicos, em torno de 1860, pegaram uma tempestade durante dois dias na costa gaúcha, acarretando várias avarias no barco incluindo a quebra do mastro principal. O comandante fez uma promessa a bordo, que doaria um cordão de ouro à primeira Nossa Senhora dos Navegantes que eles encontrassem, e após alguns dias ancoraram próximo ao Cocoruto e foram até a Igreja de São José do Norte doar o cordão. Segundo informações o cordão de ouro tinha mais de um metro, e dava várias voltas no pescoço da Santinha. Em 1977 eu estive na Igreja e notei uma gargantilha na Santa.

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL