VILA DOS CEDROS

Anônimo Renato disse...
A Vila dos Cedros - Segundo pesquisadores, a companhia francesa controladora teria elaborado também uma planta de um bairro contíguo ao porto. Este bairro, originalmente, seria planejado para atrair uma camada da população econômica e socialmente mais abastada. Contrariando a proposta inicial, aquele espaço foi ocupado por um contingente de trabalhadores portuários, normalmente atuando como diaristas avulsos, e dado à proximidade com o local de trabalho, não só o porto inicialmente, bem como com as outras indústrias que próximo se formaram em especial a Cia. Swift.
Conhecido como bairro dos portuários ou o "bairro que crescia à noite" pois era nesse horário que os moradores construíam suas casas, depois do trabalho, bem como aos fins de semana e em um trabalho chamado de 'mutirão', possibilitava que em poucos dias erguessem as construções ainda que em local proibido por ser terreno de Marinha.
Quem se interessar mais pelos aspectos internos da Cia Swift: magarefes, cortes, enlatados, latoaria, tanoaria, números etc. pode baixar, em PDF, sob o tema 'Mansos e Cabreiros no Swift ' referente a década de '40 e assinado por Lelio Roberto Valdez.
6 de outubro de 2015 11:33
Excluir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL