DESNORTEIOS

Anônimo Renato disse...
DESNORTEIO
Arlindo e Sard@ : acredito que todo esse 'desnorteio' vem desde o início da nossa "colonização". Primeiro que a numeração dos imóveis da cidade já tinha sido alterada, acredito mais de uma vez. Antes simplesmente terreno agora construção, muitas vezes até mesmo precária, (lembrar início das construções na nossa Cidade...), mas que necessitava de um número. Segundo, que muitas vezes a construção de prédios maiores ou mais largos, como por exemplo a construção de uma indústria, fábrica, um hotel, construções de pessoas mais abastadas, etc, alguma que demandasse mais espaço lateral, incorporava vários imóveis vizinhos já existentes bem como seus respectivos números. Acredito que essas sejam, pelo menos algumas, das razões de haver as vezes diferença tão grande entre números de imóveis próximos. Mais razão ainda havia quando se tratava de imóveis fronteiros, ainda que na mesma rua.
9 de outubro de 2015 12:13
Excluir
Anônimo Renato disse...
DESNORTEIO II: O que foi dito acima pode ser comprovado pela história que o atual Paris Hotel, de 1825, foi inicialmente construído não como hotel mas como residência da família de um armador de navios o Sr. Vieira Braga. Depois de vários outros proprietários foi o andar superior destinado a ocupação como Hotel.
9 de outubro de 2015 23:31
Excluir

Comentários

Renato disse…
Só uma correção: O prédio ao lado do Paris Hotel e que vende máquinas e motores (Motormaq) tem o número 90e não 80 como haviam comentado. Na foto, bem à direita, pode-se ver a faixa que identifica o início do prédio. Como o Paris Hotel ao lado tem o número 112, a distância tá ficando menor...
Unknown disse…
A coluna Fatos e coisas de Antanho, do jornal Rio Grande, contem informacoes sobre o Hotel de Pariz, depois simplesmente Paris Hotel, como esta em sua fachada. E ali observa-se que o hotel, em seu comeco, no ano de 1828, ocupava um predio na rua da Praia, depois alterada para D.Pedro II, e finalmente, a partir de 1894, Marechal Floriano Peixoto, entre a esquina com a rua Ewbank e o predio da antiga funeraria da Santa Casa. Entao seria onde hoje eh o Banrisul. O predio no endereco que hoje vemos foi comprado em leilao judicial no ano de 1895, porque o antigo hotel Internacional foi a falencia e vendeu, nao somente o predio, mas a mobilia toda, loucas, talheres, roupas de cama etc. Outro mito sobre o Paris eh que ele tenha hospedado os dois imperadores: Pedro I e Pedro II. No imperio, nao havia hoteis 5 estrelas, portanto, os imperadores ficavam nas mansoes dos homens mais ricos do lugar visitado. Isto era uma honra sem igual, ceder a casa para o imperador por alguns dias. Em Rio Grande, Pedro I ocupou a casa do rico comerciante Affonso Guimaraes, em dezembro de 1826 que era onde hoje se localiza o Bradesco. Pedro II ficou num sobrado em frente a alfandega, em 1845, e no sobrado do barao de Sao Jose do Norte, em 1865, que hoje esta em restauracao, ao lado da Motobras. Na vizinha cidade, os dois chefes de estado ocuparam o Sobrado dos Imperadores, que ainda existe e necessita de restauro.
Unknown disse…
Ops, esclarecendo melhor: na vizinha cidade do outro lado do canal...
Renato disse…
Não haveria possibilidade de, já que Dom Pedro II teria se hospedado no sobrado do barão de São José do Norte, hoje em restauração e ao lado da Motobrás, a comitiva, ou parte dela que acompanhava Dom Pedro II, ter se hospedado no Hotel Internacional, atual Paris Hotel na época na chamada Rua Dom Pedro II, futura Marechal Floriano, ficando assim bem mais próximo ao imperador e sendo bem mais amplo que o acanhado Paris Hotel e na mesma data ? O Hotel Internacional, pelas datas, manteve esse nome até a época da venda em 1895, trinta anos portanto depois da vinda de Dom Pedro II e sua hospedagem em Rio Grande. Não sei se existiria alguma coisa sobre isso nos jornais antigos.
Unknown disse…
Eh que nao encontrei ainda a data de fundacao do Hotel Internacional. Tambem nao tenho nenhuma informacao sobre comitiva do imperador hospedada em hotel, em Rio Grande. Ainda ha as atas da Camara Municipal a serem pesquisadas no Arquivo da Prefeitura, em fase de reorganizacao.

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL