10-OUTUBRO, 2015

Anônimo Renato disse...
Não sei quem é o tal de Anonymous que aparece por aí. Meu pai era rádio-amador, PY3-JO, e guardo até hoje seu documento, com foto, da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, matrícula 1474, datado de 17/7/1940. Ficava até altas horas da noite em QAP, QAP (na escuta) e vários QSL, QSL. (compreendido). Que eu saiba QBU na linguagem Q significaria doido, maluco, não na linguagem usual dos Radio-amadores (salvo engano) mas de outros setores como de algumas corporações, bem como de guardas por este Brasil afora.
10 de outubro de 2015 11:31
   1966
Excluir

Comentários

Sard@ (SRD) disse…
Renato, fui telegrafista de tráfego internacional 1ª categoria, na Junção Rádio/PPJ Estação Costeira da Embratel por 25 anos, na realidade QAP significa estou ou estais atento em determinada frequência, por exemplo QAP seguido de uma (?) é uma pergunta e QAP (solito) é a resposta, dessa maneira funciona todo o código “Q”. Além do código Q tem mais uma gama de códigos com duas e três letras tais como AR, TU, AS, XXX, TTT, SOS, CQ, CP, SU etc... Só pra teu conhecimento. Abraços
Sard@ disse…
Em tempo: QBU significa fora da frequência exata!
Renato disse…
"Seu Amadis", o primeiro `a direita na foto.
Anônimo disse…
Anonymous disse (com respeito): Sr. S.-rd.-: O que o Sr. Renato reportou sobre QBU não deixa de ter razão pois, QBU tem o significado, oficial, segundo o Código Q, de estar fora de freqüência o que não deixa de ser observado no "corriqueiro" como exemplo do AR, TU, AS, etc, como alguém fora de sintonia " mental. QSL (?)

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL