Renato disse... Em 10/06/2011 Célio Soares no Jornal Agora: O centenário de Gustavo Cramer "Neste sábado, 11 de junho, transcorre o centenário de nascimento de um verdadeiro herói rio-grandino: Gustavo Ernesto de Carvalho Cramer. Nascido nesta data em 1911, Cramer foi atleta do Clube de Regatas Rio Grande, na natação e no remo, e goleiro do SC Rio Grande, do qual seu pai, Gustavo Torres Cramer, foi um dos fundadores. Após atuar em outras funções ainda na juventude, dedicou-se à aviação, sendo brevetado pelo Aeroclube do Rio Grande, onde chegou a instrutor de voo, daí galgando todos os escalões da aviação comercial, tornando-se piloto da famosa Panair do Brasil." Na década de 1940, a Varig resolve suspender seus voos para Rio Grande, obrigando nossos passageiros a embarcar em Pelotas, enfrentando as dificuldades de uma estrada de péssimas condições, ainda sem pavimentação. Ao tomar conhecimento deste fato, Cramer preocupou-se e resolveu fundar uma em
As únicas cidades gaúchas a usarem o serviço foram Porto Alegre (1908), Rio Grande (1912) e Pelotas (1915).
O serviço dos elétricos em Rio Grande começou a ser implantado em 1911, ao tempo da administração do intendente Trajano Lopes, mas foi inaugurado mesmo em 1912, quando este intendente já havia falecido. O encerramento do serviço aconteceu em junho de 1967, na administração do interventor federal Armando Cattani.
A última linha do elétrico aqui foi a Saraiva, atendida por três carros iguais a este aí da foto, que é de 1963, linha Porto, com o bonde parado perto dos clubes náuticos Honório e Regatas. A foto está assinada por Earl W. Clark.
A mais completa pesquisa sobre nossos bondes, até agora pelo menos, está no link abaixo, que já postei aqui, mas serve para quem não viu, ou quer rever.
http://www.tramz.com/br/rg/rg.html
Abraços, wil