PÁGINAS 1 A 5






Comentários

Esta poesia foi escrita pelo Sr. Manoel Rechia, avô de Lucia Rechia, dos fatos ocorridos no dia 1º de maio de 1950. Um belo relato da história do Rio Grande, a arte junto a realidade, e uma raridade, que tenho o orgulho de poder ter recebido este presente. Muito obrigado por este presente Lucia Rechia!
Lúcia Elena disse…
Só agora vi que publicaste no Papareia, fico feliz que este tesouro seja compartilhado com mais pessoas! Lembro que a primeira vez que tive em minhas mãos este relato contado em versos, eu era pequena e não dei a devida importância. Quando minha filha, Lívia, estava cursando História Licenciatura na FURG, há uns dois anos, havia um professor, chamado Juarez, que estava fazendo um trabalho de mestrado sobre a ditadura e quando tomou conhecimento do sobrenome "Rechia", perguntou sobre algo relacionado ao meu tio-avô Antônio Rechia, o qual foi o vereador baleado nessa passeata, e meu avô Manoel Rechia, que também foi vereador pelo PCdoB em nossa cidade... foi então que lembrei de um caderno onde um dia eu havia lido a história do ocorrido na Passeata do Dia do Trabalhador que meu avô havia escrito. Consegui com minha tia, a caçula dos filhos de Manoel Rechia, Juraci Rechia Rocha, que prontamente emprestou para que eu scaneasse as folhas e assim "um lado" da história fosse contado. Estes escritos estão atualmente com minha tia! Eu entendi que eles fazem parte da história, por isso o desejo de que sejam compartilhados!! Obrigada por tornar isso possível Ronaldo e Papareia. Lúcia E. Rechia Dorneles

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

GUSTAVO CRAMER