POR BIG RIVER À NOITE
Cortesia do Aldivo Mendes:
Contente em saber que, mesmo sem comentários, esta publicação só foi vista por mais de 70 pessoas!
Contente em saber que, mesmo sem comentários, esta publicação só foi vista por mais de 70 pessoas!
Comentários
Forte abraço a todos!
conheçendo um pouco mais sobre a história do SY ATREVIDA (ex-Wildfire)
Concebido em 1922 por Nataniel Herreshoff, o veleiro ATREVIDA (ex-Wildfire) renasceu das cinzas e tornou-se uma jóia rara para os grandes apreciadores do mundo náutico brasileiro.
O ilustre Atrevida, que desde os anos 50 era ponto de encontro de rainhas, reis, presidentes e artistas internacionais no Rio de Janeiro, estava em 2004 em estado deplorável após dois anos de total abandono. Prestes a sofrer um naufrágio na Baía de Guanabara, o barco foi vendido como sucata ao atual armador, que compreendeu o valor histórico daquele veleiro clássico.
A obra de restauração completa foi então confiada ao experiente time de profissionais do estaleiro MCP Yachts que imediatamente entrou em contato com o Museu Herreshoff em Bristol, EUA. Uma cópia dos planos originais da escuna foram fornecidos e o Atrevida navegou rebocado do Rio de Janeiro até o Porto de Santos.
Em Março de 2004 a obra foi iniciada e o barco, desconfigurado por reformas ao longo dos anos, teve após 14 meses de trabalhos intensos seu exterior e interior restaurado conforme os desenhos originais. A operação de lançamento, realizada no dia 26 de julho de 2005 foi um sucesso e o SY Atrevida hoje navega o Caribe e a América do Sul participando de eventos náuticos e regatas, onde impressiona pela sua beleza e desempenho.
OBS.: Mandei para o PAPAREIA uma ótima foto do ATREVIDA em mar aberto e com a tripulação trabalhando.