ESCOLHA SEU ROTEIRO!

Época de visitar a parentada: Eurico ainda em dúvida de qual rota pegar:

Comentários

Nilo Fiosson disse…
Fiquei bem alvoraçado com a ideia de viajar neste cavalo de ferro. Vou dar um pulito até Bagé e trazer uma manta de charque. Já até estou vendo os beiços lambuzados da minha sogra, com o carreteiro que vou prepará, para ela.
Jair Ferreira disse…
Talvez por causa da facilidade de navegar pela Laguna dos Patos, nunca se construiu uma via férrea entre Porto Alegre e Pelotas. Notem que para ir de trem entre a capital e a cidade, que então era a segunda em população no estado, era necessário ir até Cacequi e depois tomar o rumo de São Gabriel e Bagé. Os cerca de 250 km que separam Porto Alegre de Pelotas se transformavam em cerca de 750 km por via férrea, ou seja, o triplo da distância. Isto certamente também prejudicou o transporte de cargas por trem entre a Capital e o Porto de Rio Grande. Abração. Jair
Renato disse…
Do Mapa Antigo das Ferrovias até a Tragédia de Mariana

Quem costuma ler os comentários talvez lembre sobre Hector Legru e Percival Farquhar, protagonistas no Porto de Rio Grande e a Barra. Quando se fala em Percival não se pode esquecer do grande empreendedorismo desse norte-americano atuando no Brasil, e, principalmente, quando se lembra de caminhoneiros bloqueando estradas o que poderia parar o País, novamente se volta a pensar na falta que a ferrovia faz. Dono da São Paulo-Rio Grande e de outras ferrovias junto com Hector Legru, da concessão da famigerada Madeira-Mamoré onde teria aceito o desafio e onde teria afirmado que "Vai ser o Meu Cartão de Visita", passando até pela concessão da Rio Light & Power a conhecida "Light", ou o Porto e a Barra de Rio Grande, Percival podia ser eclético.
Arruinado mais tarde por aplicações erradas na bolsa de Nova York, Percival começa a desenvolver intenso 'lobby' para a exportação de minério de ferro por suas empresas como a Itabira Iron Ore Company em Minas Gerais até o projeto ser considerado caduco. Com o surto de nacionalismo que emergia no país, e junto com empresários brasileiros, imediatamente muda e agrega suas empresas para fundar a 'Cia Brasileira de Mineração' até esta ser comprada pelo governo de Getúlio Vargas em 1942, que a incorpora à recém fundada Vale do Rio Doce. Essa mesma que hoje junto com a barragem de Mariana, e na zona de Itabira, é causa de tanta preocupação ao meio ambiente e à população como um todo.
Até hoje a única herdeira de Percival, a brasileira Joana Farquhar, que vive em Nova York, tenta receber da Vale o valor das 7.000 ações recebidas por ele naquela data e cujo montante, acrescido de juros, passa de vários bilhões de reais...

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