AJUDANDO O WILLY






Comentários

Renato disse…
Eu apostaria em Francisco Marques. Lá no fundo me parece a Mal. Floriano.
Renato disse…
À esquerda na foto deve ser o Joana D'Arc pela quantidade de freiras. Pelo menos tenho uma certeza: a data, 07-06-1931, caiu num domingo.
ARLINDO TEIXEIRA disse…
Fico com a aposta do Renato, pois me parece ser ao fundo a esquerda o Sobrado dos Azulejos e inclusive ali, dobrava e seguia em frente os trilhos para os bondes da época. ABS
Renato disse…
Em 1889, ver foto antiga abaixo, acho que a linha do bonde ainda não dobrava na Francisco Marques. Na mais recente a Francisco Marques, Andrade Neves, Dr. Nascimento e 24 de Maio faziam parte da Linha 'Circular'. Existiam as linhas PARQUE - SARAIVA - CIRCULAR - MACEGA e PORTO indo até a Swift. As primeiras linhas de bonde eram tração animal e os "bonds", conforme foto de 1907 na esquina da 24 de Maio com Vitorino do 'Grande Depósito Colonial', teriam vindo de Porto Alegre quando da troca por mais novos naquela cidade. Somente em 1912 a tração animal foi trocada por elétrica e inaugurada em 15 de novembro daquele ano.
Renato disse…
Os primeiros 'bonds' eram abertos e de 10 bancos para passageiros. Algumas fotos mostram lonas laterais que podiam ser baixadas em caso de chuva. Tinham o apelido de 'Bril' por causa do construtor J.G. Brill Co. de Philadelphia nos Estados Unidos. Inicialmente foram encomendados 15 bondes de 10 bancos e 6 trailers (reboques sem motor) também de 10 bancos. Naquela foto em frente a Swift, que já apareceu aqui no Papareia, se vê 1 bonde aberto a motor e vários trailers.

Postagens mais visitadas deste blog

GUSTAVO CRAMER

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!