ALÔ, ALÔ DR. JAIR!

Caro Jair, apreciei a contagem das horas da viagem rodoviária RG-PoA, desde os primórdios. Pesquisei isso nos jornais de Rio Grande, e recolhi algumas informações. O início das viagens foi feito em camionetes Ford para 8 passageiros e o motorista (o Papareia tem foto do veículo). Elas começaram em 1944, saíam da rua Mal. Floriano, estação dos bondes elétricos (hoje é o Sismurg e o prédio ainda existe). Respondido, portanto, onde foi nossa primeira rodoviária, passando dali +- em 1952 para o Ponto Chic, na 24 de Maio com 19 de Fevereiro. Naquele início, a camionete saía as 5 h da manhã de Rio Grande, seguia para rodovia asfaltada para o Cassino, dobrando no antigo V, dali em diante em estrada de terra, inaugurada em 1938, passando pela Quinta, Petrolini e Povo Novo, chegando à balsa sobre o São Gonçalo, e, finalmente, em Pelotas. Só este trajeto demorava cerca de duas horas. Até Porto Alegre, também nenhum trecho pavimentado e mais duas balsas para ultrapassar: Camaquã e Guaíba. O em PAPAREIA EM 06-SET-2001 [Willy Cesar]

Comentários

Jair Ferreira disse…
Willy Cesar. Eu morava a 3 quadras da Estação Rodoviária, quando ela se situava na esquina da 24 de maio com a 19 de fevereiro. Se ela se mudou para lá em 1952, ficou naquele local por mais de 10 anos, pois se a memória não me trai ainda estava lá no início de 1963, quando eu fui estudar em Porto Alegre. Não muito tempo depois saiu daquela esquina e andou pela Riachuelo e pela República do Líbano, até ir para as atuais instalações, por volta de 1970. Abração. Jair
Unknown disse…
Amigo Jair: pretendo publicar o assunto em minha coluna do jornal Agora, e com tua permissão, irei usar as informações que forneceste. Eu escrevi que a rodoviária foi para junto do Ponto Chic mais ou menos em 1952, porque não tenho certeza ainda, a pesquisa não revelou isso tão claramente. Sei seguramente que, em 1952, foi inaugurado o abrigo de bondes na Tamandaré, que saíra justamente do mesmo local onde funcionava a rodoviária, na Mal. Floriano, num prédio que pertencia à Prefeitura, e hoje é o Sismurg, sindicato dos funcionários municipais. Essa alteração era imperiosa, uma vez que a linha de bondes fora suprimida ao longo da Floriano, naquela mesma época. E foi precisamente no ano de 1963 que a rodoviária se localizou na Riachuelo esquina Cel. Sampaio, com o arrendatário Lindalvo Monteiro. Nova mudança, em 1967, para a rua República do Libano, e finalmente, em 1970, para o endereço atual. Estamos próximos da nova alteração de endereço, agora para a Junção, mudança que vai dar pano pra manga em muito bate-boca, como tudo hoje em dia. Abraço do willy

Postagens mais visitadas deste blog

GUSTAVO CRAMER

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!