PAPAREIA EM 06-SET-2001

Sexta-feira, Setembro 6


Prezado Holmes. Quando uma proposta como a nossa de rememorar fatos da cidade desperta nos conterrâneos reações como a tua, enchemo-nos de satisfação,felicidade e emoção. Isto é puro telurísmo. Realmente a referência que fizemos era ao cafézinho telefônico que ouvíamos atenta,participativa, pontual e inexorávelmente de segunda a sexta. As vozes que tu citaste, ouvi-as todas naquele prefixo. E por certo não desconheço a tua atuação na radiofonia do estado bem como lembro do sucesso de teu irmão, cantando Nuvem Passageira. A propósito sugiro que visites o blog - www.cora.blogspot.com onde estes dias a autora citou um estrofe desta música. A poesia vai longe e fica nos corações. (Eu sou como um cristal bonito, que se quebra quando cai). Pois bem, continue dando notícias, diga por onde andas, bem como teu irmão, dá-lhe o nosso endereço, peça que colabore e vamos em frente. Tu, êle o Célio Soares e outros tem muito a contar. Vou entrar no teu site na certeza de que vou vibrar bastante. Um grande abraço, Odilon Lucas


DA CORRESPONDÊNCIA. Caro Guaipeca Por acaso, achei seu BLOG 'PAPAREIA' na web e me tocou. Afinal o telefone 153 parece que lembra o programa 'Cafézinho telefõnico das 16', na Rádio Riograndina (ZYC-3), patrocinado pela padaria Fidalga - rua 24 de maio. Pelo 'Cafézinho' passaram: Dolar Tanus, Nicolau Filho, Iran Ribeiro, Evonto (vai Evonto) Rosa, Ruy Grilo, José Delia, Aurélio Câmara, Lúdio Porto Alegre e eu.. nos 'digitais', rodando bolachões em 78 rpm que, Pedro Amaro - o mais famoso discotecário de rádio do Brasil (vivo e cantando no Coral da PUC ou Ospa?, mas cantando) me alcançava. Quanto ao prêmio, prefiro a viagem de 'Cruzeiro', que sempre foi mais confortável. Como os famosos percursos pelo bonde 'Safety' nos trechos: Marechal Floriano > Teixeira Junior (Cidade Nova) e Praça Xavier Ferreira > Praça Saraiva. Agora tenho que encerrar o assunto pois estou preparando os 'transistorizados' da Rádio Minuano para a cobertura da visita do presidente Getúlio Vargas à noiva do mar. Ele vem inaugurar as novas instalações da Cia. Ipiranga e mais o Entreposto de Pesca. Até mais e obrigado (Rio Grande, 1951).

Aguarde PARA SÁBADO aqui no blog 8 SENSACIONAIS FOTOS.

Não percam. Sensacional. Pela primeira vez em Rio Grande. No Cine Teatro 7 de Setembro. Um espetáculo. Richard Júnior o mágico. Imperdível.

Esta é para leão. Quem disser quem é a jovem da foto leva o prêmio (acumulado) instituido pelo Paulo Edison mais um passeio no rebocador Punch até a boca da barra. 

Marechal Floriano Peixoto nos tempos de antanho. 


Arquibancada lateral do Torquato Pontes Aquela que ficava sob as cabines de rádio de onde o Cristovão Laranjo e o Américo Souto (Péricles Júnior para os mais íntimos) faziam suas fiéis irradiações das partidas. Alias, daquela arquibancada foram proferidos os mais profundos impropérios dirigidos aos ábitros, bandeirinhas, jogadores adversários, jogadores nossos, cartolas (ou "paredros", pró-homens) que certamente enriqueceram o vocabulário de muita gente boa.Tinha até um padre (que andava de bicicleta) que frequentava aquele setor munido de seu "spika"(ou era "hittachi ?) perfeitamente acomodado ao ouvido. Com uma orelha escutava a irradiação do jogo e com a outra ouvia aquela bandalheira toda sob o comando do Ubiratã Salvado. Sem esquecer a participação do PENHA o maior marcador de bandeirinha já visto por aqui. Paulo Edison


Um abrigo para "abrigar os bondes". 


Quem comia bauru de madrugada no abrigo? Quem lembra da paineira que tinha perto do abrigo? Ainda está lá?

Eu dava uma bandeja de doces para saber que propaganda tinha na frente daquele bonde.

CORIOLANO CAMETÁ TOUGUINHA Dazinho como o chamávamos, foi um grande amigo de infância. Os jogos de botão (ou como agora dizem - futebol de mesa) realizados casa do seu avô (Nestor) são memoráveis. Da nossa convivência lembro vários e vários fatos. Faço o relato de um que nos divertia muito. Sempre que um colega sofrendo de flatulência deixava escapar "uns gazes" o Dazinho vinha com uma história do "automóvel movido a peido". E pontuava: É um desperdício. Temos que inventar uma maneira de aproveitar tanta energia. E caiamos na risada. Hoje ao ler a notícia abaixo me lembrei dele. Suas observações foram pré-monitórias. Gás de esgoto vai gerar energia elétrica em SP Quinta, 5 de Setembro de 2002, 10h50 Fonte : Investnews - Gazeta Mercantil Um convênio entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai transformar esgoto em energia elétrica na maior estação de tratamento da América Latina, a ETE Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. A energia alternativa começa a ser gerada a partir de dezembro por uma microturbina. E será produzida a partir do biogás - gases resultantes da fermentação da matéria orgânica. A expectativa é de que o processo de mecanismo mais limpo incentive municípios, em especial os de pequeno porte, a investirem em saneamento básico. O Brasil trata só 35,3% dos 14,4 milhões de metros cúbicos (m³) de esgoto coletados todos os dias. A Sabesp também trabalha com um outro projeto com o uso de motores. Nos dois casos, o biogás é que propiciará a geração de energia elétrica. O biogás é composto basicamente por metano e dióxido de carbono, gases associados ao efeito estufa. Ele pode se transformar em energia com a queima do metano que é combustível. Dazinho morreu cedo. Mas ficou para sempre na minha lembrança.

CANTINHO DA ERINA De que material eram feitas as "saias de armação" usadas pelas gurias da década de 50? Vale perguntar para a cara-metade.

Foste fundo nessa da Erina. Realmente os verdadeiros amigos de seus filhos eram também seus filhos. E assim os queria e assim os tratava. Sempre foi - e ainda é - muito querida por todos. Me senti homenageado. OBRIGADO ! PAULO EDISON


Pode até ser uma "lenda urbana" mas dizem que o gordo Marcílio resolveu embarcar na Marinha Mercante depois do choque que recebeu na cadeira elétrica do Isnar. Só aportou na cidade, desconfiado por sinal, muitos e longos anos depois a bordo do navio HMS Lord Engelshuck. Noticiou-se que a seu pedido o comandante Sir Wooldrof Light Power ainda ficou fora da barra por 3 dias antes de atracar.

VIAGENS A PORTO ALEGRE: Só com Jesus mesmo para ir tranquilo a Porto. Estrada de chão batido, muita poeira, travessia do S.Gonçalo e Guaiba de balsa, várias paradas no caminho. Mas convenhamos que tinha lá o seu charme. O problema eram as badalhocas que ficavam nas narinas de tanto barro vermelho. Hehehehehehehehehehehe!!!! Odilon

Este negócio de viagem a Porto Alegre era muito louco. Eu me lembro que uma viagem a ''capital '' comparada com os dias de hoje, apesar dos pedagios , era uma coisa muito louca . Minha familia viajava e quando chegava mandava um telegrama avisando '' chegamos bem, beijos '' Não era coisa facil . Era realmente como se diz hoje.........uma viagem. E os "Jesus" ( II ) motoristas da prefeitura estão vivos ? Dadinho

Esta é para o Paulo Edison. Como era o nome da pensão que ficamos em Porto Alegre quando fomos ( Badejo, Aldo, Odilon, Paulo ) fazer exame na EPPA - escola preparatória de cadetes do exército? E o filho dela chamava-se Lenine? Lembras que eu derrubei a mamadeira dele pela janela e a mãe desesperada perguntava pelo leitinho do guri?

153. Quem lembra deste telefone? E o 126? Palmas para quem acertar........os dois. Como prêmio conseguido pelo Paulo Pinho, uma viagem a Porto Alegre pela Geny Naval. A volta fica por conta do interessado.

Comunicamos aos nossos amáveis e assiduos leitores que estamos providenciando un local para hospedagem das diversas fotos recebidas. E são muitas. Assim que este "pobrema ténico seje resorvido", publicaremos todas. Entrementes, continuem abarrotando nossa caixa postal eletrônica com fotos pois são importantíssimas para nosso blog. A propósito, quem está procurando as fotos do Gerson? E do Giacobbo? Atividade seus malandros.

O Rui Grillo foi um marco na radiofonia local. Tinha um programa noturno em que fazia perguntas aos ouvintes. Uma que me lembro: O que é que cai para cima? Resposta: A alavanca do bonde. Quem conta outra?

Na foto do Rui Grillo identifiquei o Canabá e o Wilson. Este último tinha outro irmão que se não me falha a memória também tocava bateria. Confere? A Rainha do Rádio está muito parecida com a irmã do Marco Aurélio Fonseca mas com absoluta certeza não é ela. Entra Evonto, como dizia o Rui Grillo.

Tá no blog. Isnar (cientista) Edson da Luz Cardoso ainda vive por aqui. Seu melhor teste na cadeira elétrica foi com o gordo Marcílio. Quase eletrocutou de fato a peça Todos os novos integrantes da Rede da Reminiscência são muito bem vindos.Que tragam boas contribuições.. A turma do Dadinho, Marcorel e outros ainda jogam basquete, mas já estão tão devagar que um deles atirou a bola na cesta e ela só chegou no sábado (esta é velha mas é boa) Pô velha e boa é coisa rara....raríssima A foto do programa do Rui Grilo (com suas costumeiras brincadeiras) já foi. Depois vai mais. E tem muito mais...... PAULO EDISON

IGREJA DE N.SENHORA DO CARMO 

Comentários

Jair Ferreira disse…
Sobre as viagens de ônibus entre Rio grande e Porto Alegre e vice-versa: dizem que as primeiras, na década de 1940, levava 24h. Era mais rápido ir de navio. A Cruzeiro e a Geni Naval faziam o trajeto em 18h e os "Itas" em 14h. Em 1953, meu pai e minha mãe foram a Porto Alegre numa camionete de poucos lugares (que chamavam de "Limousine") que fazia o trajeto em 12h. Se não estou enganado, além das balsas do São Gonçalo e do Guaíba, em 1953 ainda havia a do Passo do Mendonça no Rio Camaquã. Em dezembro de 1957 fui com minha família a Porto Alegre, já com a ponte do Rio Camaquã inaugurada, e levamos 7h37min contadinhos no relógio. A volta foi em 7h42min, mas teria sido mais rápida se um pneu não tivesse furado. Em 1959, com a travessia do Guaíba pronta, fizemos uma viagem em 6h. À medida que o asfalto avançou, os tempos foram se reduzindo para 5 horas e meia, 5 horas e, com a inauguração da Travessia do são Gonçalo e a conclusão do asfalto caíram mais ainda para 4 horas e meia e 4 horas. Nessa época eu já estudava em Porto Alegre e fazia o trajeto várias vezes ao ano e sempre marcava o tempo gasto pelo ônibus, de Rodoviária a Rodoviária. O "recorde" foi uma viagem em fins da década de 1960 que durou apenas 3h50min. Depois disso, a fiscalização das velocidades foi se tornando mais severa e hoje a viagem voltou a durar cerca de 5 horas.
Abração. Jair
Anônimo disse…
Bom dia SAFs!!! Passando por aqui para desejar um feliz findi a todos. Saudades. Abuelita❤️
Frediani disse…
OPPAAAAAA!!!! Quatro (4) online!!!! Muito bom!!! Abraços!!! Eduardo

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL