1a POSTAGEM DO PAPAREIA: HÁ 15 ANOS!
Como diria aquele conhecido prefeito do interior do RS: Está inaugurado o bebedor dos cavalos, tomando ele mesmo uma talagada do precioso líquido.
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Este blog é uma "ação entre amigos". Seu maior objetivo é recordar fatos, situações, lembrar de pessoas, inventar um pouco, bajular descaradamente nossos ídolos, contar mentiras verdadeiras e verdades mentirosas, montando lenta e divertidamente um retrato de nossa juventude e celebrando os "gurís" que somos até hoje. Todos são benvindos, pois aqui não tem redator-chefe. A única coisa que pedimos é que não esqueça o seu bom humor. Quem tiver algo a dizer, mande um e-mail paramaradentro@msn.com e sua matéria imediatamente ira fazer parte deste memorial. Fiéis aos nossos principios de bajular os nossos ídolos, escolhemos para patrono o inimitável Barão de Itararé, nosso ilustre conterrâneo que volta e meia será aqui citado. Estará em boa companhia pois, Carlos Nobre, Leon Eliachar, Stanislau Ponte Preta, Millôr Fernandes, Luiz Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Oscal Wilde, Dalton Trevisan, Groucho Marx, Edgar Alan Poe, João Ubaldo Ribeiro, Joãosinho o monstro, Bocage, o Papagaio e outros, desfilarão por aqui, alimentando nosso humor. Divirtam-se. Apparício Torelly, (o "Barão de Itararé), que também usou o pseudônimo de "Apporelly", era gaúcho de Rio Grande, nascido em 29/01/1895. Estudou medicina, sem chegar a terminar o curso, e já era conhecido quando veio para o Rio fazer parte do jornal O Globo, e depois de A Manhã, de Mário Rodrigues, um temido e desabusado panfletário. Logo depois lançou um jornal autônomo, com o nome de "A Manha". Teve tanto sucesso que seu jornal sobreviveu ao que parodiava. Editou, também, o "Almanhaque ¿ o Almanaque d'A Manha". Faleceu no Rio de Janeiro em 27/11/71. O "herói de dois séculos", como se intitulava, é um dos maiores nomes do humorismo nacional. Extraído de "Máximas e Mínimas do Barão de Itararé", Distribuidora Record de Serviços de Imprensa - Rio de Janeiro, 1985, págs. 27 e 28, coletânea organizada por Afonso Félix de Souza.
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Do analista de Bagé, por Veríssimo: "Mar é igual a campo com a desvantagem que afunda"
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Como anda a sua memória? Alguém lembra onde ficava a Loja Sedutora?
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
E antes que chegue a noite informamos: Sócios atletas do blog: Paulo Edison - vulgo cavalo (um dia ele conta porque recebeu este apelido) Luiz Alt - dadinho ( jovem, porém cheirando a mofo - segundo os critérios deste blog)
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
A loja sedutora ficava na Rua Andradas entre Paysandú e Bacelar . Depois abriu uma filial na Bacelar esquina Zalony onde trabalhava o Acy (irmão do Ecy o cirurgista dentão) comandado pelo gerente Henrique Martins. Lá eu comprava meus pisantes porque o Poty tinha conta. Saudações efusivas ao nosso "Blog" principalmente por ser ele dedicado a tão ilustre figura como o nosso Apporelly, que dizia que "para este mundo ficar bom, é preciso fazer outro. PAULO EDISON
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Mais uma do nosso patrono: Lendo o ''Almanhaque'' de 1949 do grande Aparício Torelli (O Nelson Rodrigues , gostava de chamá-lo de Aporelli ) , mais conhecido por ''Barão de Itararé'' ( em homenagem à batalha de Itararé em 30 , que não houve ). ele nos revela como apareceu o símbolo CR$ para o nosso cruzeiro . O Getúlio , como ministro da Fazenda do Washington Luis , recebeu de um assessor a idéia . Em homenagem ás pessoas mais importantes do planeta no momento , o símbolo seria CRS , ou seja , Churchil , Roosevelt e Stálin . O Getúlio pediu tempo prá pensar . Olhou o C de Churchil, tudo bem . O R de Roosvelt , tudo bem . O S de Stálin ? De jeito nenhum ... e riscou , assim $ Parece que os técnicos não entenderam bem e acabou ficando CR$.
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Há controversias. A filial da Sedutora não ficava bem na esquina da Zaloni. Alí não era a loja do Comboim, avô do nosso futuro blogueiro Canalli? Odilon
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Dadinho entrando de sola: Odilon, o Sansão apareceu depois ao lado , com o Pedro Surdo , grande arbito do futebol amador, as más linguas falavam cobras e lagartos. Comandando esta relação - ( nome do garçon , alguem lembra ? ) Acredito que esta quadra ( Duque entre Bacelar/Luiz Lorea) teve em determinada época as figuras mais folclóricas de nossa cidade : vou começar citando Seu Abilio ( Renascente ) com o garçon Palito . Os outros deixo com vocês , grandes especialistas na matéria . Alguem conhece a estória do " Tele " em um bar destes ?? Por falar no Tele , o Marinho , irmão , me mostrou fotos do casamento , do cara em Caxias do Sul . Assunto mais que interessante , desfile dos " bixos " na marechal , quem começa ?
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Para começar eu lembro que a Chimarrita ficava neste quarteirão juntamente com o inesquecível salão de sinuca onde trabalhava o Léo. Ele tinha um cacoete advindo da sua atividade. Só sungava as calças com os punhos pois as mãos sempre estavam sujas de giz. Fala tu guri, dizendo quem era o proprietário do "snooker"? E o paulinho não vai dar o nome do garçon do Sansão? ET: Sempre que possível vai dizendo o nome e o apelido dos personagens pois apelido por si só ja é uma grande coleta de folclore.
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
A parada dos bixos realmente é um bom assunto. Eu participei da primeira. Minha crítica foi em relação ao alagamento da rua Coronel Sampaio, que transbordava com o mínimo espirro de um passante. Arrumei com o Grafulha um equipamento de mergulho completo, com pé de pato e tudo o mais. Portava uma placa com os seguintes dizeres: MORADOR DA RUA CORONEL SAMPAIO Agora se tu me disseres que esta rua alaga até hoje vou botar uma tarja preta aqui no blog por uma semana. Diz a lenda que o Paulinho quando ia na tua casa namorar a Cinara tinha que usar galochas (por recomendação da D.Erina). É verdade? Naquele trecho não alagava mas tinha muita umidade.
lucas oliveira Segunda-feira, Setembro 02, 2002
Comentários
Também foi ali nas imediações que se realizaram as campanhas politicas do Clúvio e do Fala meu e sendo que esse de um banco no canteiro central prometia acabar o o preço absurdo do bauru do Abílio e este então ligava para a polícia e acabava com o comício.
Abraços/Silvio Rodrigues
Nova Sedutora uma loja de calçados situada sim na Zalony/Bacelar e quem morava em cima era a família do ex prefeito Paulo Vidal. Estou falando dos anos sessenta.
Abraços / Silvio Rodrigues
Um belo dia foi atender uma cliente e não conseguia entender por causa do som alto e ele que era caçador interrompeu o atendimento foi noa fundos da farmácia e trouxe uma arma de dois canos mirou no alto falante e derrubou com dois cartuchos. Bem esse fato eu sei de ouvir falar pois quem conhece pode tirar conclusões precipitas com relação a minha idade.Ainda dele ele só aturava os bebum dele e que se embebedavam lá,se chegassem bebados não eram atendidos e eram corridos. quem chegasse com a intenção de bagunçar e se ele notasse ele abria as garrafas de cerveja e rasgava as tampinhas com as mãos e as colocava na mesa.
Agora sim esgotei esse assunto , e estou encerrando para não ser muito "mais chato"
Abraços/Silvio Rodrigues