UM ABRAÇO, TCHÊ!



Os espanhóis preferiam abreviar algumas interjeições e, ao invés de exclamar "gente do céu", falavam apenas Che (se lê Tchê) – que era uma abreviatura da palavra caelestis (se lê tchelestis) e significa “do céu”.
Eles usavam essa expressão para noticiar espanto, admiração, susto. Era talvez uma forma de apelar a Deus na hora do sufoco. Mas também se serviam dela para chamar pessoas ou animais.
Com a descoberta da América, os espanhóis trouxeram essa expressão para as colônias latino-americanas. Aí os Gaúchos, que eram vizinhos dos argentinos e uruguaios acabaram importando para a sua forma de falar.
Portanto, exclamar "Tchê" ao se referir a alguém significa considerá-lo alguém "do céu".
Que bom seria se todos nos tratássemos assim: considerando uns aos outros como gente do céu.

Comentários

Maria Tereza Selistre disse…

Mas nem haja dúvida tchê!!!! Nós somos mesmo "criaturas do céu".Abs a todos. MTereza
Jair Ferreira disse…
Não conhecia essa explicação sobre a origem do "tchê". Fez-me lembrar a origem da exclamação "Íxi !" (pronúncia: "íchi"), muito usada pelos nossos compatriotas nordestinos para expressar espanto. Tal como o "tchê" é uma redução, neste caso de "Virgem Maria!", que foi passando para "Vírgi Maria!", "Víxi Maria!", "Íxi Maria!", até ficar apenas "Íxi!". Abração. Jair
Sard@ disse…
Conheço a origem do "NOOOSSA" ! Muito usada em vários lugares, é uma redução de "Minha NOSSA Sra. mãe de Jesus Cristo!
Sard@ disse…
Só não sei a origem de duas palavras: "*Merece e Imagina!*" 😬
Frediani disse…
Sard@! Não é "imagina" é "magina"!!!!!!!!! abração! Aqui em Montauri são estas: "VAI SABÊÊÊ!" E "VAI A ONDEEE?!"
Jair Ferreira disse…
A origem de "imagina" ou de "magina" é também uma redução. Serve de resposta a pedido de desculpas ou a agradecimentos por favores prestados. A frase completa poderia ter variantes como "imagina se eu iria me magoar por isso" ou "imagina se eu poderia deixar de atender ao teu pedido". Abração. Jair

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL