FIM DE DOMINGO

Não sintam-se abandonados - a fessora do Papareia tá dodói e sozinha ainda não faço muitas coisas. Mas, por incrível que pareça, pelo menos vocês continuam nos espiando - pena não comentarem mais nada!

Comentários

A.César disse…
Com a chegada da “TOCHA OLÍMPICA” em Rio Grande, recordei-me do ano de 1973, quando era funcionário da Pescal.
Tínhamos um colega de nome Edson Poujeaux Gonçalves, que depois foi funcionário do Banco do Brasil, aposentando-se lá pelo Nordeste do país.
Ele era muito inteligente além de espirituoso no sentido de “gozar, tirar zarro” das pessoas de maneira sutil e talentosa.
Para tanto ele fundou um jornalzinho interno, cujo nome era “A TOCHA”, para fazer os registros pitorescos de nossos colegas em crônicas altamente esperituosas.
Em certa ocasião, fez um concurso para apurar o mais feio do escritório central, fazendo ilações de várias maneiras no convívio com estas pessoas.
Lembro que neste concurso o vencedor foi o Filóca, ficando o vice para o Dentinho.

No título do jornal ele já fazia uma união das palavras, dando a entender um significado diferente, ou seja, “ATOCHA”, no sentido de atochar, enfiar, meter, introduzir algo nas pessoas atingidas pelos comentários.
O Slogan do Jornal era: O QUE OS OUTROS NÃO TRAZEM, A TOCHA TRAZ . (atochaatraz)

Pela lembrança do fato e sem notícias do ex-colega há muito tempo, fui para “google”, e aí encontrei fatos relacionados ao seu espólio.
Certamente está no céu fazendo algumas “histórias/estórias” de Jesus e seus discípulos.
RT disse…
Interessante alguém o RS referir-se à acepção mais conhecida (em todo o Brasil, menos no Sul) do verbo atochar.
No sul, atochar é outra coisa, é mentir, é contar uma broma, uma lorota. Essa diferença é causa de muitos desentendimentos, peleias de morte, até. O gaúcho, cioso da verdade, nega sempre ser um atochador, Ora, com isso, acaba-se pondo em posição oposta, daí começando a gozação e logo após o entrevero. Abs p/ tds. RT

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL