NOSSO "EUCALIPTO DA MATRIZ" ESTÁ EM COMA

Amanhã às 6h será feita a "poda assassina" de nosso eucalipto. Acharam por bem cortar de 12 a 14m da altura (palavras de um entendido em entrevista à TV local).
Há quase dois anos sofreu um ataque de fogo pela raiz, taparam o buraco com areia da praia.
Não mais do que há mês e meio, o vento derrubou o que secou com a alimentação de areia da praia.
Mas agora dizem que ele está atrapalhando a fiação da CEEE... tomara que minha dor seja passageira, ou que eu tenha entendido mal o motivo de tal façanha.



Comentários

Unknown disse…
Realmente é uma situação muito ruim do eucalipto histórico da Matriz de São Pedro. Quando fui supervisor da Sec.Municipal da Agricultura Pesca e Meio Ambiente aprendi algumas coisas com técnicos agrícolas, eram eles que analisavam os pedidos de erradicação de arvores comprometidas.Aprendi que arvores com algum tipo de comprometimento junto as raízes quase sempre é fatal,mais cedo ou mais tarde a tendência é cair.Certamente que a poda feita que se chama rebaixamento de copa é feito por algumas razões,sabemos que o nosso lençol freático é muito alto e as raízes não aprofundam muito e sim se espalham na sua maioria bem perto da superfície do solo fugindo assim do lençol freático. Basicamente o eucalipto e algumas outras espécies principalmente as exóticas são sustentadas mais por uma base de raízes quase a superfície com pouca profundidade.
Tal fato podemos notar em quase toda as calçadas da cidade quando vemos as raízes levantando os passeios públicos.
Não sei qual será o procedimento com a parte da raiz queimada pois certamente já está necrosada a base de sustentação está comprometida daí então a necessidade deste rebaixamento de copa ou poda radical como alguns gostam de chamar.
Estou falando o que aprendi certamente outras pessoas deverão ter outras versões por terem um conhecimento mais apurado.
Papareia disse…
Obrigada pelo esclarecimento, Silvio, mas após o despacho que pegou fogo na base colocaram apenas areia da praia - naquela época poderiam ter tirado a parte queimada - isso a natureza se encarregou de fazer no último temporal. Mas dói muito vê-lo como deixaram... bjs
Jair Ferreira disse…
Para nós, que nascemos ou nos criamos em Rio Grande, o eucalipto faz parte da nossa infância. Espero que sobreviva e não se torne apenas uma lembrança. Abração. Jair
Unknown disse…
Também concordo que quando do incêndio deveriam de terem feito uma limpeza na parte atingida e colocando um preparado com parafina muito utilizado em algumas frutíferas no local podado afim de evitar a entrada de pragas e umidade. Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

CRÔNICA SOCIAL, POR ZICIL