THEATRO SETE DE SETEMBRO



Amigos,

Há alguns dias, publiquei fotos e trechos de minha pesquisa em minha página no facebook, sobre o Theatro Sete de Setembro, de Rio Grande/RS.
Foi o primeiro teatro de alvenaria do Rio Grande do Sul, inaugurado em 7/9/1832 e criminosamente demolido em 1947, para se transformar em cine-teatro, mas com outra arquitetura. Os anteriores a ele, era todos "galpões de madeira arvorados em teatros", como descreveu o saudoso amigo e historiador Ezio Bittencourt, em seu livro "Da rua ao teatro", Editora da Furg, 2007.
Também em Rio Grande, o viajante inglês John Luccock apontou as ruínas do Theatro São Pedro, em 1808, que vinha do século 18, mas na sua passagem, a madeira já tinha apodrecido e o teatrinho não dava mais récitas.
Houve teatros de madeira em Porto Alegre, a Casa da Ópera, no final do século 18, e o Sete de Abril, de Pelotas, primeiro um teatrinho de madeira inaugurado em abril de 1832, que depois mudou-se para o de alvenaria, em dezembro de 1833. O São Pedro, da capital, em alvenaria, surgiria somente em 1858.
Apresento-lhes o trabalho de pesquisa de Ézio Bittencourt, e a reconstituição em 3D feita pelo desenhista Ozi Craveiro Guilherme, também webdesigner, com criações que orgulham a cidade do Rio Grande, e nos permite conhecer, ainda que virtualmente, o esplendor do Sete de Setembro.
Veja como seria, numa concepção artística a partir de pesquisa histórica, o nosso belo teatro em 1864.
Tem as fotos, e tem o filmezinho, feito pelos dois artistas rio-grandinos, em 2007, que pode ser acessado pelo seguinte endereço no Youtube:
Apreciem. Abraços, Willy Cesar

Comentários

Anônimo disse…
Oi bom dia, queria saber se tens alguma foto da época do Teatro sou fascinado pelas coisas antigas da nossa cidade, se você tem posta aqui no papareia.Só pra me despedir, quero agradecer e ti por esse trabalho que fazes pois são nossas raízes e se não fosse pelo teu trabalho eu que tenho 33 anos nunca saberia que aqui esteve sediado o primeiro teatro de alvenaria do nosso estado.Obrigado!! Rodrigo Gonçalves.
Unknown disse…
Não só o Teatro, entre outras coisas, iclusive gostaria de te pedir informações de livros teus sobre fatos históricos de nossa cidade, onde posso comprá-los!!!
Preamar disse…
Se este mezanino do Sete de Setembro falasse, teria muitas historias, das seções das 14hs, aos sábados para contar. Contaram-me muita coisa sobre isso e fiquei muito surpreso. Um abraço em todos os amigos.
Unknown disse…
Rodrigo Goncalves e Rodrigo Motta: adquiram o livro "Da rua ao teatro", de Ezio Bittencourt, editora da Furg, custa bem baratinho. Vai satisfazer os desejos de conhecerem uma pesquisa profunda sobre nossos teatros e cinemas antigos. abs, willy
Edilberto Florêncio disse…
Caro, sou do Ceará e pesquiso a relação entre história e Teatro. Sabe onde posso comprar o livro "DO Teatro a Rua" do professor Ezio Bittencourt?
Grato.
Papareia disse…
Oi, tenta a Estante Virtual - mas vou saber por aqui como te dar uma dica melhor. Aguarda.

Postagens mais visitadas deste blog

GUSTAVO CRAMER

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!