QUEM SÃO OS DE AGOSTO?





Como sempre, o Papareia desde já abraça a todos com votos de muitas felicidades, saúde & paz!


Comentários

Sard@ disse…
Bom dia Papareias!
Renato disse…
É, e chegamos a Agosto, o mês do cachorro louco, o mês do azar e também o mês do casamento. Mas nem sempre o nosso calendário foi assim. Inicialmente o calendário romano tinha somente 10 meses: Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, September, October, November e December. Numa Pompílio institui o calendário de 12 meses tirando 1 dia dos meses pares, considerados 'azarados' somou mais 50 dias e instituiu os meses de Januarius e Februarius. Februarius era dedicado a Februa deus da purificação dos mortos e por isso, na época, ficou em último lugar. Durante o império de Júlio Cesar estabeleceu-se 'o ano da confusão' pois foram implantados mais dois meses, um de 33 e outro de 34 dias, resultando um ano civil de até 445 dias ! Só no ano de 45 A.C. também de Júlio Cesar, foi adotado o calendário solar conhecido como Juliano, em um sistema de ciclos de quatro anos com três anos comuns de 365 dias e um ano bissexto de 366 dias. Como homenagem a Júlio Cesar o quinto mês, Quintilis, passou a ser chamado de Julius. Só em 730, ano de Roma, o senado decretou que Sextilis - o sexto mês - passasse a ser chamado de Augustus em homenagem ao imperador Augusto Cesar que pôs fim a guerra civil que assolava o povo romano. Para que o mês dedicado a Augusto Cesar não tivesse menos dias que Júlio Cesar, Augustus passou a ter 31 dias. Este dia saiu do mês de Februaris que ficou com somente 28 dias nos anos comuns e 29 nos anos bissextos...
Jair Ferreira disse…
Fazendo um adendo ao texto do Renato: os anos bissextos são assim chamados porque os romanos chamavam de "calendas" o primeiro dia de cada mês. Os últimos dias do mês anterior eram designados em ordem regressiva como "nono dia antes das calendas do mês tal", "oitavo dia antes das calendas...", "sétimo dia antes das calendas...", etc. A cada quatro anos era inserido um dia extra que foi colocado em fevereiro, logo após o sexto dia antes das calendas de março. Assim, passou a haver dois "sextos dias" antes das calendas de março, de onde surgiu o termo "bissexto". O calendário Gregoriano, que usamos hoje, corrigiu o calendário Juliano que ocasionava um erro de três dias a cada 4 séculos. A correção é feita nos anos de final dos séculos não divisíveis por 4. Assim não foram bissextos os anos de 1700, 1800 e 1900, mas 1600 e 200o o foram. o Nome Gregoriano é dado em homenagem ao Papa Gregório XIII que patrocinou a mudança, mas os principais cálculos foram feitos pelo matemático e astrônomo Italiano Luigi Giglio, que faleceu seis anos antes do novo calendário começar a ser implementado. Abração. Jair
Sard@ disse…
Falando em “CALENDÁRIOS” nunca mais ví os famosos calendários da Good-Year e Dunlop que davam show na borracharias da cidade!
Renato disse…
AS CALENDAS ROMANAS

Se alguém se esquece de uma determinada data na semana, não se preocupe com isso, no antigo calendário romano, bem mais complicado, não havia "dias da semana". Havia apenas três dias que eram considerados fixos: CALENDAS, NONAS e IDOS.

CALENDAS: As calendas eram o primeiro dia de cada mês. Esta palavra deu origem à palavra "calendário".

NONAS: o quinto ou o sétimo dia, de acordo com o mês.

IDOS: Era o dia 15 nos meses de Março, Maio, Julho e Outubro, e o dia 13 nos restantes meses...
Dos idos é que provém a expressão "nos idos de Março", por exemplo. Ficaram célebres os idos de Março do ano 44 a.C., data em que foi assassinado Júlio César.

Os restantes dias eram contados de forma decrescente relativamente aos dias fixos, por exemplo:
quatro dias antes das nonas...
três dias antes das nonas...
o dia antes das nonas.

E nunca se chegava a dizer "dois dias antes" de uma determinada data, porque os romanos contavam inclusivamente. Por exemplo, o dia 2 de Março era considerado 4 dias antes de 5 de Março, e não 3 dias antes !

A partir dos Idos, começava a contagem decrescente para o mês seguinte.

A expressão "calendas gregas", significava "um dia que jamais chegará", porque os gregos...não tinham calendas.

Postagens mais visitadas deste blog

GUSTAVO CRAMER

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!