COLETÂNEA DE ANTIGOS POSTAIS (5)



Anônimo willy cesar disse...
O postal à direita, em baixo, que mostra em primeiro plano, três casas e a ferrovia que avança nas águas da Lagoa dos Patos, é uma das raras fotos que comprovam a ligação a seco que existia entre o continente e a ilha do Terrapleno, ou ilha da base, em frente ao nosso porto. Durante a construção do porto novo, a escavação feita para aprofundamento da bacia de atracação significou o surgimento do que hoje vemos como ilha, mas que à época, era uma extensão de terra. Portanto, não havia canal de navegação na extremidade norte do porto nem para pequenas embarcações. Não tenho a data exata da obra que retirou a ligação a seco com a atual "ilha", mas deve ter ocorrido entre 1924 e 1928, quando foram inaugurados os armazéns do porto velho, aí sim, permitindo a navegação naquele trecho com a retirada do aterro.
22 de janeiro de 2015 09:07
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Anônimo João Reguffe disse...
Não, Willy! Aquilo é um trapiche que havia no Cocuruto, na margem do canal. Eu tenho um cartão com a mesma imagem e a legenda "Transbordador do Cocuruto". Essa ferrovia, de uns 6km, levava as pedras até o molhe do lado de lá.
23 de janeiro de 2015 16:35
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Comentários

willy cesar disse…
O postal à direita, em baixo, que mostra em primeiro plano, três casas e a ferrovia que avança nas águas da Lagoa dos Patos, é uma das raras fotos que comprovam a ligação a seco que existia entre o continente e a ilha do Terrapleno, ou ilha da base, em frente ao nosso porto. Durante a construção do porto novo, a escavação feita para aprofundamento da bacia de atracação significou o surgimento do que hoje vemos como ilha, mas que à época, era uma extensão de terra. Portanto, não havia canal de navegação na extremidade norte do porto nem para pequenas embarcações. Não tenho a data exata da obra que retirou a ligação a seco com a atual "ilha", mas deve ter ocorrido entre 1924 e 1928, quando foram inaugurados os armazéns do porto velho, aí sim, permitindo a navegação naquele trecho com a retirada do aterro.
João Reguffe disse…
Não, Willy! Aquilo é um trapiche que havia no Cocuruto, na margem do canal. Eu tenho um cartão com a mesma imagem e a legenda "Transbordador do Cocuruto". Essa ferrovia, de uns 6km, levava as pedras até o molhe do lado de lá.

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