BONDES



MAmélia
Lendo o que o Willy colocou sobre os bondes na cidade do Rio Grande fiquei em dúvida quando o mesmo afirmou que os bondes em Rio Grande eram do modelo aberto. Lembro e andei, muitas vezes, em bondes fechados. Várias vezes, a tia Silvina (acho que deves te lembrar dela) pegava eu e meus primos e fazíamos a linha que saia do abrigo e ia até o prado. Lembro que lá chegando tínhamos que levantar e o motorneiro virava o encosto dos bancos pois daí ele retornaria no sentido bairro-centro e era cobrado nova "passagem" e, dependendo do horário ainda éramos levado no "Seu Couto" para comermos recheada com guaraná Caçula.  [Sinval]

Esta é a mesmíssima lembrança que tenho! [MAmélia]

Comentários

Sard@ disse…
Eu morava na Silva Paes e me lembro muito bem do movimento dos bondes, no inverno eram usados os bondes fechados, quando começava a primavera eles colocavam os bondes amarelos, que eram os abertos e bem mais fácil de rabujar, aí em março metade de abril, eles os retiravam!
Jair Ferreira disse…
Como já mencionei anteriormente aqui no Papareia, eu morava na Aquidaban, por onde passavam as linhas Saraiva e Prado. Eram bondes fechados, como aparecem em muitas fotos já publicadas neste Blogger. Havia bondes abertos que circulavam eventualmente. Se não é falsa memória, eu lembro de "reboques" abertos que circulavam puxados pela "zorra". Sobre a cor dos bondes: tenho a lembrança (pode ser falsa, porque eu era bem pequeno) de que até o início da década de 1950 os bondes eram pintados de amarelo e depois passaram a ser pintados de verde. Alguém confirma isso? Abração.
Jair
ARLINDO TEIXEIRA disse…
JAIR FEREIRA, tens toda a razão, principalmente os abertos desde que me lembro foram sempre amarelos, enquanto os fechados foram verdes até suas extinções. Abs.
Avani Rossari disse…
Eu acho que os bondes abertos eram em número menor que os fechados.
Jair Ferreira disse…
Eu concordo, Avani, os abertos eram em menor número. Eu não recordo se havia bondes abertos "motorizados", como os que circulavam no Rio de Janeiro, ou se só havia reboques abertos puxados por um fechado ou pela "Zorra". Abração. Jair
Unknown disse…
Gente, só para esclarecer: tudo o que escrevo é recolhido de documentos. Nada o faço de memória. É preciso respeitar o tempo das ocorrências. Bondes abertos e fechados circularam em nossas cidades, dependia da estação, se inverno ou verão. As fotos estão aí para comprovar. Minha memória é falha, não confio nela. Os documentos e as fotos é que falam por mim. abs, wil
Custodio disse…
A zorra era aquela que hoje está no parquinho infantil na Tamandaré.

Postagens mais visitadas deste blog

PAPAREIA INSPIRANDO JORNALISTA!

GUSTAVO CRAMER