VIVA O PAPAREIA!
Pessoal, muito obrigada pela força. O Papareia não morreu, só esteve na UTI, sobreviveu, fez transplante e está agora em fase de fisioterapia. O Facebook não vai substituir, jamais, embora esteja publicando com muito orgulho as fotos antigas de Rio Grande e sempre citando, quando é o caso, a fonte: "retirado do Papareia" - isso é um orgulho! Continuo recebendo retratos, comentários, continuo catalogando nossos arquivos implacáveis, agora existe uma pasta separada do que ainda não foi publicado. Mas... sempre essas 3 letrinhas no meio... vocês sabem que agora estou sozinha e nunca fiz a história para que a foto fosse publicada, sempre foi ao contrário: surge a história feita por vocês e eu publico a foto. Por isso que alguns já se deram conta disso, e agradeço o estímulo. Começamos em 5, agora to sozinha, mas vou vencer essa barreira - promessa é dívida! Inclusive, estou treinando mais 2 tipos de blog indicados, mas todos requerem que vocês também se modernizem: é do te...
Comentários
Se alguém se esquece de uma determinada data na semana, não se preocupe com isso, no antigo calendário romano, bem mais complicado, não havia "dias da semana". Havia apenas três dias que eram considerados fixos: CALENDAS, NONAS e IDOS.
CALENDAS: As calendas eram o primeiro dia de cada mês. Esta palavra deu origem à palavra "calendário".
NONAS: o quinto ou o sétimo dia, de acordo com o mês.
IDOS: Era o dia 15 nos meses de Março, Maio, Julho e Outubro, e o dia 13 nos restantes meses...
Dos idos é que provém a expressão "nos idos de Março", por exemplo. Ficaram célebres os idos de Março do ano 44 a.C., data em que foi assassinado Júlio César.
Os restantes dias eram contados de forma decrescente relativamente aos dias fixos, por exemplo:
quatro dias antes das nonas...
três dias antes das nonas...
o dia antes das nonas.
E nunca se chegava a dizer "dois dias antes" de uma determinada data, porque os romanos contavam inclusivamente. Por exemplo, o dia 2 de Março era considerado 4 dias antes de 5 de Março, e não 3 dias antes !
A partir dos Idos, começava a contagem decrescente para o mês seguinte.
A expressão "calendas gregas", significava "um dia que jamais chegará", porque os gregos...não tinham calendas.